Energia

Brasil se destaca em geração de energia e de empregos no setor solar

Brasil se destaca em geração de energia e de empregos no setor solar - Fitec Tec News

O recente levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) mostrou que a fonte solar é a segunda maior na matriz elétrica nacional, com 48 gigawatts (GW) em operação no Brasil, representando 20,1% da matriz elétrica brasileira, o que comprova os avanços exponenciais do setor.

No quesito geração de empregos, conta com mais de 1,4 milhão de empregos verdes acumulados desde 2012 no Brasil. “O crescimento acelerado da energia solar é tendência mundial e o avanço brasileiro nessa área é destaque internacional. O Brasil possui um dos melhores recursos solares do planeta e assume cada vez mais protagonismo nesse processo de transição energética e combate ao aquecimento global”, comenta Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR.

 

Acessibilidade e empregos

 

Outro levantamento, este da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), apontou que o mercado brasileiro empregou, de forma direta e indireta, cerca de 264 mil profissionais, ficando atrás somente da China (4,5 milhões), Índia (329 mil) e Estados Unidos (279 mil), angariando a quarta posição global das nações que mais abriram postos de trabalho na área em 2023.

Um exemplo é o da empresa NeoSolar, que teve um crescimento de 30% em 2023, com destaque aos projetos Off Grid realizados e ampliado sua participação em projetos do governo, como o Luz Para Todos, que leva eletricidade às regiões remotas.

Em entrevista ao PV Magazine, Raphael e Pedro Pintão, sócio-fundadores da NeoSolar, frisam que em cinco anos a empresa participou da construção de 60 mil sistemas, impactando 240 mil pessoas, principalmente populações ribeirinhas do Amazonas, Pará, Maranhão, Amapá e Piauí.

A expectativa é atender a mais de 1 milhão de brasileiros nos próximos anos.“Não é só o fato de as pessoas poderem ter uma geladeira ou TV em casa. São postos de saúde e escolas que passam a funcionar a partir da chegada da energia”, comentam.

 

Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *