Tecnologias

ENGIE apresenta resultados de PD&I sobre mudanças climáticas

ENGIE apresenta resultados de PD&I sobre mudanças climáticas - Fitec Tec News

A ENGIE Brasil, empresa especializada em energia 100% renovável do país, anunciou o investimento de R$ 4 milhões ao longo dos últimos dois anos no financiamento de oito projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), executados no âmbito do Programa de PD&I da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Os resultados, que incluem o aprimoramento de previsões climáticas de longo prazo, foram apresentados oficialmente em evento na sede da Companhia, em Florianópolis, em outubro.“Os impactos das mudanças climáticas estão cada vez mais presentes no dia a dia da nossa sociedade. Com o suporte da inovação e a tecnologia, trabalhamos para melhorar as previsões e encontrar soluções para problemas futuros”, acrescenta Felipe Rejes de Simoni, gerente de Performance e Inovação da ENGIE Brasil Energia.

 

Programa de PD&I

 

 A companhia possui 11 GW de capacidade instalada, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

Segundo informações da companhia, foram recebidas 53 propostas de todas as regiões do país, sendo que oito conseguiram ser contempladas, com início em janeiro de 2022 e finalização em agosto último. Foram mobilizados 27 profissionais ao longo do período de estudos, entre colaboradores das empresas e universidades parceiras, bem como colaboradores da própria ENGIE.

Um dos estudos foi liderado pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), MG, apresenta que, nas próximas décadas, haverá um aumento da precipitação de chuvas no verão na maior parte do Brasil, intensificando-se após 2060. No outono, projeta-se um aumento de até 20% a partir de 2080 em algumas regiões brasileiras, enquanto no inverno e primavera, espera-se uma redução de precipitação em várias áreas do país.

Em abril, estudantes participaram, no Museu do Amanhã, RJ, do ENGIE Academic Challenge (EAC), com competições sobre transição energética, conduzidas pela equipe da companhia.

 

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

 

Foto:Bruna Roth

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *