Sustentabilidade

Crédito acessível constrói uma ponte para o crescimento da sustentável da Agricultura Familiar

Crédito acessível constrói uma ponte para o crescimento da sustentável da Agricultura Familiar - Fitec Tec News

A agricultura familiar é uma ponte importante a favor da sustentabilidade não apenas ambiental, mas também à saúde financeira de pequenos produtores. A disponibilidade de crédito mais acessível é uma chave para esses empreendimentos serem mais prósperos e sustentáveis.

Tramita no Senado o Projeto de Lei (PL) 3.684/2024, que tem em seu escopo o Programa Nacional de Cooperativas de Crédito e Seguros para Agricultores Familiares, prevendo a aplicação de juros subsidiados pelo governo, com uma taxa máxima de 2% ao ano, inferior às do mercado.

 

Crédito acessível

 

O acesso facilitado ao crédito e ao seguro agrícola aos agricultores familiares cadastrados nesse programa pode ser uma saída para superar perdas e investir em práticas adaptadas às mudanças climáticas. É o que defende o autor do PL, o senador Mecias de Jesus (Republicanos, RR), à Agência Senado.

“As cooperativas têm o potencial de entender melhor as particularidades de cada região, seja em termos climáticos, de solo ou de culturas plantadas, o que facilita a criação de linhas de crédito mais personalizadas”, acrescenta o parlamentar.

 

Premiação

 

Uma indústria que auxilia os agricultores familiares é a Aperam BioEnergia. Seu programa Raízes do Vale, em atividade desde 2022, destaca a importância da promoção da agricultura sustentável e no fortalecimento da segurança alimentar nas comunidades do Vale do Jequitinhonha, MG.Recentemente, recebeu o Selo de Sustentabilidade do Programa Aliança Ambiental Estratégica de Minas Gerais, entregue durante evento na Federação das Indústrias do estado (FIEMG).

“O Raízes do Vale não é apenas sobre agricultura, mas sobre construir pontes entre a Aperam e as comunidades, promovendo um futuro sustentável e próspero para todos”, frisa Frederico Ayres Lima, presidente da Aperam.

O projeto envolve a parceria com associações de moradores para permitir o plantio em parte de seus terrenos, que também são utilizados para o cultivo de florestas renováveis de eucalipto, usados na produção de carvão vegetal utilizado na fabricação do Aço Verde Aperam, na usina de Timóteo, MG.“Cada associação comunitária recebe, em comodato, uma área de cinco hectares dentro das plantações de eucalipto da BioEnergia, com apoio total da empresa para o preparo da terra e assistência técnica para o plantio consorciado de culturas de agricultura familiar”, informa nota.

 

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

 

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *