Sustentabilidade

Hospitais são premiados por iniciativas em prol do meio ambiente

Hospitais são premiados por iniciativas em prol do meio ambiente - Fitec Tec News

Muitos hospitais pelo Brasil promovem ações de sustentabilidade em seus processos, bem como em atividades que agregam a comunidade.

Um bom exemplo vem do Pará: os hospitais públicos no estado receberam Menção Honrosa do Prêmio “Amigo do Meio Ambiente 2024”, concedido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. As unidades de saúde são administradas pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Um dos estabelecimentos, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) não apenas recebeu a menção honrosa, mas também apresentará, em outubro, seus projetos sustentáveis mais relevantes, na modalidade de pôster, durante a 17ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS) 2024, no Rio de Janeiro.

O projeto “Canteiro com a Comunidade”, que visa promover a educação ambiental e a integração social por meio do plantio de mudas em pneus personalizados em bairros da periferia de Belém, é um dos projetos capitaneados pelo CIIR. “Ter o trabalho reconhecido é sempre uma emoção que gera o sentimento de que estamos no caminho certo para a defesa do meio ambiente em respeito à vida”, comemora a diretora-executiva, Rejane Xavier.

 

Rede privada de hospitais

 

A Rede D’Or foi agraciada recentemente pela centenária revista Time, como uma das 500 empresas mais sustentáveis em 2024. Além de ser uma das cinco brasileiras no ranking, a Rede é uma das apenas 11 empresas de saúde selecionadas no mundo todo. Desde 2015, a companhia divulga as suas metas de sustentabilidade no Relato Integrado de Sustentabilidade, auditado por organismo externo independente, frisa o CEO Paulo Junqueira Moll.

“Entre nossas iniciativas estratégicas, destacamos a intenção de migrar 74 unidades consumidoras para o uso de energia de fontes renováveis até o final de 2025. Nosso objetivo é reduzir em 36% as emissões de gases de efeito estufa até 2030, em alinhamento com o compromisso Raceto Zero. Em 2023, mais de 90% dos materiais e serviços contratados pela Rede D’Or foram distribuídos por fornecedores locais”, destaca o executivo.

 

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

 

Foto:divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *