Princípios ESG

Pesquisa mostra que 71% das empresas brasileiras de médio porte investirão na agenda ESG

Pesquisa mostra que 71% das empresas brasileiras de médio porte investirão na agenda ESG - Fitec Tec News

Que o conceito ESG é de extrema importância, isso não há dúvidas. Porém, quais as intenções das empresas em praticá-las? Segundo o relatório trimestral da auditoria Grant Thornton, com 5 mil empresários do mundo todo, os investimentos em iniciativas sustentáveis são prioridade para 71% das empresas brasileiras de médio porte.

Com leve queda de 2 p.p. em relação ao primeiro trimestre do ano, o tema mostra sua relevância para o mercado nacional, com maior representatividade comparado às médias da América Latina, de 56% e global, 58%, frisa Daniele Barreto e Silva, especialista em ESG na companhia.“O movimento dos reguladores envolvendo as práticas gestão e reporte de sustentabilidade das empresas de capital aberto, como as normas IFRS S1 e S2 emitidas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB), está diretamente relacionada ao crescente interesse das empresas brasileiras pela agenda”, explica.

 

Agenda ESG

 

“Endossando as normas internacionais, a Resolução n° 193 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) torna obrigatória a publicação de relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade a partir de 2026, fortalecendo a transparência e incentivando as finanças sustentáveis.Essas novas regras direcionam as discussões e prioridades da agenda ESG dentro das Companhias e contribuem muito para desenvolvimento econômico sustentável”, arremata a profissional.

Optar por parceiros e fornecedores que compartilham uma visão sustentável, planejamento para a instalação de sistemas de energia solar, implementação da compostagem de resíduos orgânicos. Esses são alguns dos passos já realizados pela Hercules Motores Elétricos, em Timbó, SC, especializada na customização e fabricação de tais motores.

Para Drauzio Menezes, diretor da empresa, essas práticas devem ultrapassar as barreiras dos portões da empresa e alcançar também a comunidade onde está localizada. “Sabemos que essas escolhas farão uma diferença significativa não apenas dentro da empresa, mas também a nossos clientes. Ao adotá-las, além de nos preocuparmos com o que entregamos aos clientes e como diminuímos nosso impacto ambiental, também focamos em fazer a diferença dentro e fora da empresa. Acreditamos na importância de criar um ambiente de trabalho inclusivo”, salienta.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *