O processo de digitalização está diminuindo consideravelmente o uso de papel, seja para impressos, seja até para uma simples anotação e isso auxilia não apenas na economia, mas também na pegada ambiental nas organizações.
Grandes eventos, como o festival de música Lollapalooza Brasil, também estão eliminando o uso de ingressos impressos. Segundo a organização, a edição 2025 festival disponibilizará apenas tickets digitais a partir de 2025, evitando a cobrança da taxa de envio. “Para uma experiência mais prática, econômica e segura, os ingressos para o Lollapalloza 2025 serão digitais. Ao efetuar a compra, as informações dos ingressos estarão disponíveis [eletronicamente] e poderão ser consultados a qualquer momento”, informa a organização.
O papel nas corporações
Um estudo da PwC mostrou que 86% das empresas esperam usar tecnologias digitais da indústria 4.0 para ter corte de gastos e aumento de receita, que são também objetivos dos gestores com a economia de papel.
Na outra ponta, as organizações precisam estar preparadas para serem paperless, adotando procedimentos de armazenamento digital de dados e informações sensíveis e sigilosas, além de proporcionar aos times essa mudança.
Para Marco Posva, Head Comercial e de Sucesso do Cliente do SOC – Software para Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, ao utilizar o sistema digital, as empresas ajudam a salvar em torno de cinco árvores a cada 1 hora, todos os dias.
“Como forma de incentivo, criamos o selo “SOC Tree”, para que nossos clientes possam participar desse movimento conosco e mostrar, ao mercado, que conseguiram reduzir consideravelmente a quantidade de impressões de papel no dia a dia. Com isso, já somamos mais de 3 mil empresas, que vieram para o mundo digital e diminuíram o uso de papel”, comenta.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: reprodução
