Já não é mais novidade que o uso de energia solar no país e os números confirmam essa adesão: são 4 milhões de consumidores beneficiados na modalidade geração distribuída, que permite a produção própria de eletricidade. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apurados pelo Portal Solar, ainda comprovam que segmento soma 2,8 milhões de sistemas fotovoltaicos e 31,2 GW de potência operacional no país. Pensando num futuro sustentável, a criação de um hub de geração de energia renovável e sustentável tem sido uma opção em alguns estados brasileiros.
Esse é só um exemplo de como alternativas mais sustentáveis estão na cabeça das pessoas e na ponta do lápis dos empreendedores e também está fomentando a criatividade para a adesão e planejamentos. Uma delas é da BMG Energia, do grupo mineiro BMG, que está desenvolvendo um projeto de energia fotovoltaica associada à produção de hidrogênio verde, no Sudoeste de Bahia.
Hub para energia limpa
A proposta é criação de um hub de geração de energia renovável e sustentável na região e foi recentemente apresentada pela direção da BMG Energia a Angelo Almeida, secretário de Desenvolvimento Sustentável do estado. “A Bahia tem energia limpa, abundante, segura e barata e isso faz o estado atrair investimentos. Temos a oportunidade ímpar de fazer parte do processo de neoindustrialização”, endossa Almeida.
Da reunião saiu um memorando de intenções e uma nova rodada de negociações.“A área pertence ao Grupo BMG, que já operou nela com diversas grandes culturas agrícolas, exceto o cacau. Estamos falando de mais de 40 anos de relacionamento do BMG com a Bahia, uma sinergia favorável ao desenvolvimento de negócios”, comenta Caio David, diretor de novos negócios do BMG Energia.
Com capacidade de produção de 12 giga watts por ano, o projeto está entre as rodovias BR-030 e BA-160, a 100km de Guanambi, e próximo à Ferrovia de Integração Oeste–Leste (FIOL), em construção. A propriedade da fazenda fotovoltaica abrange as cidades de Sebastião Laranjeiras, Palmas de Monte Alto e Iuiu.
Minas Gerais
Segundo números da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Minas Gerais lidera o ranking com maior concentração de usinas fotovoltaicas: 4.766,5 MW em operação e 2.651,8 MW em construção.
Entre as usinas que devem entrar em operação em breve no estado três foram construídas pela L8 Energy, especializada em distribuição e industrialização de sistemas fotovoltaicos, nos municípios mineiros de Perdões, Cláudio e Cordisburgo. As usinas foram construídas no sistema Full EPC, encomendadas por investidores. “A regulação do mercado de energia impulsionou o setor e tem atraído cada vez mais investimentos”, destaca o CEO Leandro Kuhn.
A companhia também L8 Energy foi a responsável pelo projeto em todas as etapas, desde o planejamento até a execução da obra. “Minas Gerais vem se destacando, principalmente por sua localização com alta irradiação solar, alta demanda e por ter uma rede elétrica robusta e bem distribuída”, arremata o diretor Guilherme Nagamine.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação
