O programa de recapeamento de vias em São Paulo, iniciado em 2022, tem se destacado por sua eficiência e compromisso com a sustentabilidade. Segundo dados da própria prefeitura, a cidade já finalizou 904 trechos, que correspondem a mais de 15 milhões de metros quadrados.
Em nota, a prefeitura destaca que para a escolha das vias que necessitam de recape, estão o volume de tráfego, a deterioração do pavimento existente, além da demanda de transporte coletivo sobre pneus, inclusive demandas da própria comunidade. “O programa de recapeamento usa as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior”, informa.
Desempenho em prol do recapeamento
Uma das empresas parceiras é a Fremix, que concluiu mais de 100 trechos, contribuindo para o total de mais de 15 milhões de metros quadrados de pavimentação em toda a cidade, mas sem deixar de lado a sustentabilidade. “Investimos em tecnologias de reciclagem de materiais, reutilizando asfalto fresado e resíduos de construção. Essa abordagem não apenas reduz o desperdício, mas também minimiza o uso de novos recursos naturais, promovendo uma economia circular e sustentável”, destaca a empresa.
O asfalto borracha também é outro destaque sustentável empregado pela companhia nessas atividades. Além de atenderas regulamentações ambientais, o material prolonga a vida útil das vias, resultando em menos manutenção e impacto ambiental. “A Fremix e outras empresas envolvidas demonstram, assim, um compromisso contínuo com a sustentabilidade e a inovação na infraestrutura urbana”, conclui.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação
