Sustentabilidade

Indústria de cosméticos investe em embalagens sustentáveis e ações de logística reversa

Indústria de cosméticos investe em embalagens sustentáveis e ações de logística reversa - Fitec Tec News

A busca por cosméticos ambientalmente conscientes já é uma realidade na indústria e nas exigências dos consumidores. Para suprir a demanda, marcas de cosméticos estão buscando parcerias em prol de logística reversa, no uso de refil e na produção de embalagens mais sustentáveis.

Uma delas é a Sallve Cosméticos, que tem em seu DNA o uso de ativos de origem vegetal. Recentemente, a marca se uniu ao Cazoolo, Lab de design de embalagens circulares da Braskem, no Circular Design Sprint, programa que tem como objetivo o desenvolvimento de embalagens de reuso com refil.

 

Cosméticos sustentáveis

 

“O objetivo do Lab, por meio do programa Circular Design Sprint, é auxiliar os brandowners a solucionar os desafios em relação à otimização das embalagens plásticas e agregar mais sustentabilidade para elas. Tudo isso equilibrando custo, sustentabilidade e experiência de consumo dos cosméticos”, afirma André Giglio, especialista em desenvolvimento de embalagens do Cazoolo.

A ação conta com dinâmicas de cocriação para que alcancem melhores soluções e protótipos que serão testados e aprovados para disponibilizar no mercado. “Nossa marca está acostumada a cocriar produtos, mas não embalagens novas. É muito gratificante chegar em uma solução que realmente resolva as necessidades de nossos consumidores, e que pode beneficiar também o mercado de cosméticos de maneira mais ampla”, afirma Leandro Gusmão de Menezes, Head de Marketing da Sallve.

 

 Entrega de embalagens

 

Uma das empresas que realiza a logística reversa de seus cosméticos é a Simple Organic, que conta atualmente com 29 lojas no país, sendo considerada a maior rede de franquias do segmento. Os produtos têm uma pegada natural, vegana, livre de crueldade animal e sem gênero.

Quem passa pelas lojas da marca pode deixar as embalagens vazias, que são destinadas corretamente a centros de reciclagem locais. Em contrapartida, recebe um cupom de desconto para a próxima compra. Além de fidelizar, a ação da empresa reforça o compromisso em neutralizar 100% do impacto gerado por esses invólucros.

Recentemente, a Simple Organic inaugurou uma loja em Belo Horizonte, MG, que também está em fase de implantação desse sistema. “A loja Simple em BH demonstra não apenas um movimento de crescimento, mas também um reconhecimento da importância do mercado local e seu potencial para impulsionar o sucesso da marca”, comenta Patrícia Lima, fundadora e CEO da companhia, ao O Tempo.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *