Polpa solúvel circulose. Este é o nome do resultado de um sistema de reciclagem e reutilização de têxtil, desenvolvida pela empresa sueca Renewcell, sendo tal procedimento composto integralmente por tecidos descartados.
Produtores e grandes marcas de vestuário, como Levi’s, Calvin Klein, H&M e Tommy Hilfiger já estão utilizando a matéria-prima para substituir insumos considerados de alto impacto ambiental, como os derivados de petróleo em seus tecidos. “O algodão, por exemplo, requer grande quantidade de água para crescer e ser processado, além de depender de pesticidas e fertilizantes. Como nosso processo utiliza apenas peças de roupa recicladas, podemos oferecer um produto que consome menos água e químicos em seu ciclo”, explica Henrik Dahlbom, diretor do projeto da Renewcell.
Experiência de descarte têxtil
Um exemplo de como esse insumo está mudando o segmento vem da Valmet, multinacional finlandesa que oferece equipamentos e tecnologias às indústrias de papel, celulose e energia. Ela foi essencial no processo de criação da circulose, por meio do fornecimento de equipamentos.
Para tanto, foram realizados diversos testes piloto e de laboratório nos Centros de Tecnologia de Fibras da Valmet na Finlândia e na Suécia.“Os testes desempenham um papel essencial de redução de riscos e no desenvolvimento de tecnologia e no aumento de escala, e devo dizer que fiquei muito impressionado com o rápido início de operação da primeira fábrica da Renewcell desse tipo”, comenta Ari Saario, vice-presidente de Estratégia e P&D da linha de negócios de Celulose e Energia na Valmet.
Vale lembrar que a União Europeia planeja acabar com os aterros têxteis até 2025 e está pressionando cada vez mais a indústria para busca e utilização de reciclagem de roupas.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação
