Falamos recorrentemente no Portal TECNEWS do protagonismo da produção e utilização do biogás como alternativa energética sustentável a favor da descarbonização.
“A cadeia de valor do biogás tem o potencial de gerar até 800 mil empregos através da redução de 642 milhões de toneladas equivalentes de CO2 por ano. Estamos gerando oportunidades e reduzindo milhões de toneladas de emissões”, aponta Bruno Neves, especialista em gestão de projetos no Projeto GEF Biogás Brasil.
A ação é capitaneada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility, ou GEF) e conta com o CIBiogás como principal entidade executora.
Laticínios e o biogás
Especializada no setor agro alimentício do Brasil, a RAR se destaca pelo emprego de combustíveis renováveis em sua produção de laticínios. Segundo informações, a companhia economizou R$1,13 milhão no último ano por meio da geração de biogás a partir dos resíduos animais de sua fazenda leiteira. “O sistema em uso produz 300 mil m³ de biogás anualmente, os quais são direcionados para alimentar as caldeiras da nossa fábrica de laticínios”, explica Sergio Barbosa, presidente executivo da RAR.
Toda a energia produzida é consumida internamente pela empresa, sediada em Vacaria, RS, estabelecendo assim um ciclo fechado de produção. “Atualmente, somos o 10º maior produtor de leite do Brasil e o primeiro do Rio Grande do Sul, com 45 mil litros diários. O uso do biogás nos resulta não apenas em economia, mas benefícios ambientais pelo uso de combustíveis renováveis”, arremata o gestor.
Parceria
Torna-se parceira é um dos meios para entrar em consonância em prol da sustentabilidade utilizando o biogás. O exemplo vem de Minas Gerais, com a união entre a Essencis MG, empresa do Grupo Solví em gerenciamento e valorização de resíduos, e a Evolua Energia, de energia solar.
Ambas objetivam criar fontes energéticas a partir desse gás. A Evolua Energia passou a incluir em seu portfólio, além das usinas fotovoltaicas e centrais geradoras hidrelétricas, a distribuição de energia por biogás. A solução abrange a Termoverde, tecnologia da Essencis MG, em Betim.
“A Essencis MG está totalmente alinhada ao nosso objetivo de promover uma gestão de energia eficiente e renovável”, diz Kim Lima, diretor Comercial e Marketing da Evolua Energia. “Por ser especialista no tratamento do biogás, é uma aliada a nos ajudar a economizar investimentos em longas redes de transmissão e diversificar a matriz energética, resultando no aumento de opções aos clientes da região”, completa o gestor.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação – RAR
