Resíduos

Pernambuco se destaca pela destinação de embalagens de aço pós-consumo

Pernambuco se destaca pela destinação de embalagens de aço pós-consumo - Fitec Tec News

Quase duas mil toneladas. Esse foi o recorde obtido em 2023 pelo estado de Pernambuco com destinação de embalagens de aço pós-consumo. Em números exatos, foram 1.923,24 toneladas de latas de aço coletadas, representando 31,4% da logística reversa na região.

A conquista foi feita por meio de uma parceria com a Prolata Reciclagem, associação sem fins lucrativos e iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), com apoio da ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), viabilizando o escoamento das latas, fazendo a rastreabilidade e ampliando o número de Pontos de Entrega Voluntária, cuja validação dos resultados foi realizada pela verificadora Central de Custódia.

 

Reciclagem em Pernambuco

 

“Como verificadores independentes, asseguramos a rastreabilidade e a seriedade de todo o processo, garantindo que cada embalagem coletada seja destinada à indústria recicladora. Importante destacar que os trabalhos desenvolvidos pela Prolata, além de trazerem benefícios ambientais diretos, geram impacto social e econômico positivo para todo o estado”, afirma Fernando Bernardes, diretor de Operações da Central de Custódia.

Já Cristine Fulchini, coordenadora de projetos da Prolata, comemora os avanços dessas iniciativas. “Em 2023, demos continuidade às ações estruturantes realizadas em parceria com associações de catadores e entrepostos de materiais recicláveis em Pernambuco, garantindo a superação da meta estadual de latas de aço pós-consumo, diminuindo o impacto de resíduos sólidos no meio ambiente”, comenta.

 

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

 

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *