Sem categoria

Setor de pneus aposta em soluções produtivas mais sustentáveis

Setor de pneus aposta em soluções produtivas mais sustentáveis - Fitec Tec News

Você sabe quantos pneus são descartados por ano no Brasil? A média é de 450 mil toneladas, ou 90 milhões de unidades no tamanho comum. Confeccionados em borracha e derivados predominantemente de petróleo, esses materiais levam cerca de 600 anos para se decompor na natureza. Soluções mais produtivas estão no radar do setor.

Pensando na logística reversa desse produto, entidades e empresas ofertam soluções para a destinação correta. Desde 1999, por meio do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que reúne 11 fabricantes instalados no país, implantou um sistema de coleta e destinação de pneus inservíveis.

 

Soluções produtivas

 

Já em 2007, foi criada a Reciclanip, entidade voltada a logística reversa desses materiais, que são coletados e destinados às empresas homologadas pelos órgãos públicos competentes. Os pneus inservíveis são transformados em outros materiais, como combustível alternativo em fornos de cimenteiras ou até mesmo asfalto-borracha.

“O pneu é um produto fabricado para garantir segurança ao consumidor. Consequentemente, é um material muito difícil de ser desfeito e que se mantém inalterado por muitos anos. Por isso é fundamental garantir os processos de coleta e destinação correta”, comenta Klaus Curt Müller, presidente da ANIP.

 

Exemplos

 

A Dunlop Pneusé um dos exemplos de propor iniciativas de sustentabilidade já no chão de fábrica. Em seu processo produtivo, manteve a marca de zero resíduos enviados paras aterros, indicador que alcançado em 2022 e mantido estável em 2023, informa a companhia.

Membro da a Reciclanip, a empresa recolheu e destinou de 5,9 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente 1,1 bilhão de pneus de passeio, entre 2001 e 2022. “Nossos resultados reafirmam o compromisso contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental”, expressaKassielle de Souza Barichello, gerente de Health, Safety&Environment da Sumitomo Rubber do Brasil, empresa responsável pela marca.

Já a Goodyear finalizou recentemente os testes de um novo pneu feito com 90% de materiais reciclados, incluindo arroz e soja. “A previsão é que o novo pneu esteja disponível até 2030, e espera lançar pneus com 70% e 100% de materiais sustentáveis, respectivamente. O objetivo é eliminar completamente o uso de derivados de petróleo na fabricação até 2040”, informa reportagem do site Mundo Conectado.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *