Sustentabilidade

Hospitais promovem ações de sustentabilidade

Hospitais promovem ações de sustentabilidade - Fitec Tec News

Um ambiente hospitalar não atua apenas na saúde das pessoas, mas pode promover ações de sustentabilidade. Em São Paulo, seis hospitais estaduais foram agraciados em 2023 no Prêmio Amigo do Meio Ambiente (PAMA), que reconhece organizações que se destacam por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade no âmbito do Sistema Único de Saúde.

“A mudança do clima ameaça neutralizar os avanços da medicina alcançados nos últimos 50 anos. É preciso agir rápido, inovar e estabelecer soluções para questões que há pouco tempo sequer existiam. O Seminário Hospitais Saudáveis é o espaço para dirigentes e profissionais de saúde fazerem um balanço dos avanços obtidos, trocarem experiências e planejarem juntos como superar esta crise”, afirma Vital Ribeiro, presidente do Conselho do Projeto Hospitais Saudáveis e arquiteto do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES).

Hospitais que são exemplos

Em Goiás, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) realizou em junho a 2ª edição da Semana do Meio Ambiente e Saúde e teve como tema “Meio Ambiente e Impactos na Saúde” e teve em suas atividades plantio de árvores, debates sobre os impactos ambientais na prática clínica dos hospitais, os perigos dos lixões e a ameaça que representam à saúde pública, a pegada de carbono e outras ações de sustentabilidade do HCN.

“É importante refletirmos sobre as inter-relações entre o meio ambiente e a saúde e sobre a nossa responsabilidade com o planeta. A proposta do evento foi transformar essas discussões em ações diárias nos nossos processos dentro dos serviços de saúde para promovermos, além da saúde dos nossos pacientes, a saúde ambiental”, ressalta Dra. Karina Pavão, diretora médica de sustentabilidade e ESG do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), organizadora do evento em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uruaçu (SEMMA).

Já no Pará, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) também organiza ações em prol do meio ambiente. Marcelo Azevedo, diretor executivo do hospital, explica que tais iniciativas estão entre as prioridades. “Salvar vidas de forma cada vez mais humanizada, com protocolos seguros e resolutivos, norteiam todas as ações do Hospital Metropolitano. As atividades de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente também estão entre as prioridades da gestão e promover uma Semana de Meio Ambiente só comprova isso na prática”, destaca.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *