Se para os consumidores pode parecer complicada a gestão de embalagens usadas, para grandes organizações, em especial que lidam com esse insumo, torna-se um grande desafio. Contudo, por meio de ações simples, elas superam em prol da sustentabilidade.
Um exemplo vem da Schneider Electric, especializada em transformação digital da gestão de energia e automação, que em seu relatório recente destacou os resultados na reutilização de embalagens importadas em seu centro de distribuição em Cajamar, SP.
Por meio de uma ferramenta de remoção das etiquetas antigas das embalagens, a empresa conseguiu estimular a circularidade de materiais em seu centro de distribuição, gerando uma economia de R$ 1,2 milhão em gastos com novas embalagens ea reutilização de 174 toneladas de papelão.
Desde 2017, a companhia vem implementando medidas inovadoras para reduzir o desperdício de materiais e proporcionar práticas sustentáveis no local. “Essas mudanças são resultado do compromisso da Schneider Electric em reduzir a pegada ambiental da empresa e contribuir para a preservação do planeta. Nos mostram claramente que a sustentabilidade pode andar de mãos dadas com economias financeiras substanciais”, comemora Eduardo Paiva, vice-presidente de Global Supply Chain da companhia para a América do Sul.
Circularidade e embalagens mais verdes
Além da circularidade, também se faz necessária a fabricação de embalagens que sejam mais ambientalmente amigáveis. A Tetra Pak, especializada no segmento de packing, pretende alcançar zero emissões de gases de efeito de estufa até 2050. Para tanto, as embalagens de alimentos e conservas Tetra Recart®proporcionam a chamada “logística inteligente”, ou seja, permite mais unidades por caminhão (mais 19% de unidades em comparação a latas, e mais 64% a vidro) e pallet, otimizando espaço, e menos 81% de emissões.
“Hoje, as embalagens têm uma forma que permite ocupar todo o espaço disponível no transporte, e a relação peso e produto faz com que seja possível transportar mais produto e menos embalagens”, explica Ingrid Falcão, sustainability manager da Tetra Pak Iberia, à Supply Chain Magazine, de Portugal.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: reprodução
