A Ball Corporation, especializada em embalagens sustentáveis de alumínio, atingiu recentemente a meta de 100% de energia elétrica renovável em suas operações no Brasil. Segundo informações da companhia, o objetivo foi alcançado anos antes do prazo global estabelecido para 2030, com meta intermediária de 75% até 2025, demonstrando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação.
“Atingir essa meta antes do previsto é um marco significativo em nossa jornada sustentável. Prezamos pela sustentabilidade desde a escolha da matéria-prima, o alumínio, que representa um material verdadeiramente circular”, comemora Julia Pinto, Líder de Sustentabilidade e Public Affairs da Ball para América do Sul.
Foco na transição da energia
Com metas de sustentabilidade definidas para 2030 e 2050, a companhia foi uma das primeiras no setor a adotar objetivos baseados na ciência aprovada pela Science Based Target Initiative, que incluem a transição para energias renováveis e a melhoria da eficiência energética nos processos de fabricação, com o objetivo de zerar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) antes de 2050.
Além desse atingimento, a empresa também contabiliza o declínio de 42% nas emissões no Escopo 1 e 2, em comparação com a linha de base de 2017.”Trabalhamos para alcançar nossas metas o quanto antes, pois, diante do cenário climático, não podemos nos dar ao luxo de esperar. A rede de energia elétrica brasileira já se destaca globalmente, com 85% de geração a partir de fontes renováveis. Porém, não é suficiente perante o nosso compromisso de limitar o aquecimento global a 1,5˚Cem relação aos níveis pré-industriais e chegar as emissões líquidas zero antes de 2050”, conclui a gestora.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação
