Tecnologias

Especialistas apontam que Sustentabilidade e Inteligência Artificial podem andar juntas

Especialistas apontam que Sustentabilidade e Inteligência Artificial podem andar juntas - Fitec Tec News

É fato: hoje não podemos mais desvincular a importância da tecnologia, em especial a realidade da Inteligência Artificial, em nossas rotinas. Seja para o bem, seja para o mal, devemos ter em mente que a IA vai conviver conosco e uma das benesses é a aplicabilidade dela para ações de sustentabilidade e transformação digital.

É o que aponta o relatório ‘Como a IA pode possibilitar um futuro sustentável’, encomendado pela Microsoft, mostrando que a IA pode reduzir os gases de efeito estufa de 4% a 16% até 2030. Para Facundo Armas, gerente sênior de Negócios Sustentáveis da Globant, empresa nativa digital, esse recurso pode desempenhar um papel fundamental para impulsionar projetos assertivos e sustentáveis, sem subtrair os interesses econômicos das organizações.

 

Inteligência Artificial e sustentabilidade

 

“Entre os principais benefícios está a capacidade de análise de dados e a formação de insights por meio do Aprendizado de Máquina (Machine Learning), que nada mais é que uma ferramenta de construção de sistemas com base nos dados que os consomem. Isso significa que é possível criar uma comunicação de alto nível sobre o desempenho ambiental aos stakeholders da empresa, colaborando com a ação em conjunto entre as indústrias”, destaca o profissional.

Já para Luis Gonçalves, presidente da Dell Technologies para América Latina, à Forbes, a IA pode ser utilizada ainda para otimizar redes energéticas, conceber sistemas de transporte mais eficientes e desenvolver novas formas de capturar e armazenar dióxido de carbono. “A Universidade de Cambridge, por exemplo, já possibilita pesquisas avançadas e sustentáveis ​​por meio de IA ao fornecer supercomputadores com baixo consumo de energia a cientistas e organizações. Com isso, a instituição de ensino promove avanços em inovação que dependem de IA, o que permite processar enormes volumes de dados com rapidez e eficiência energética”, arremata.

Planejamento

“Entretanto, antes que qualquer decisão seja tomada, é importante frisar que a tecnologia por si só não é a solução. É fundamental entender previamente quais são os desafios e os objetivos de projeto a ser implantado. E, com base nisso, fazer a implementação dos programas de maneira mais clara e efetiva nas atividades”, alerta Facundo Armas.

Ou seja, as organizações que desejam usar a IA de maneira a melhorar as suas operações, tornando-as mais sustentáveis, precisam também fomentar ações em suas operações, por meio de iniciativas junto aos seus times, fornecedores e parceiros.

“Devemos observar os aspectos mais positivos e animadores desta tecnologia. A IA pode ser uma grande aliada para identificar e analisar grandes quantidades de dados para fornecer ideias e apontar caminhos para enfrentar alguns dos maiores desafios do planeta, como as mudanças climáticas, a poluição e o desmatamento”, finaliza Gonçalves, da Dell.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *