Sustentabilidade

Embrapii apoia projetos inovadores e ágeis em prol do meio ambiente

Embrapii apoia projetos inovadores e ágeis em prol do meio ambiente - Fitec Tec News

Colaborar para que o Brasil cumpra os acordos internacionais de meio ambiente e devolva à indústria a capacidade de oferecer ao mercado itens inéditos. Eis a premissa da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que se tornou uma aceleradora de soluções inovadoras sustentáveis, tanto pelos modelos ágeis quanto pela oferta de unidades especializadas no desenvolvimento de produtos que reduzem o impacto ambiental.

Dentre os projetos está o apoio à startup Phycolabs. Juntamente com pesquisadores da Unidade Empresano Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras do SENAI CETIQT, o time desenvolveu fios a partir de algas marinhas vermelhas, o que mostrou um grande incentivo para modelos inovadores e ágeis em prol do meio ambiente.

Os pesquisadores Adriano Alves Passos e Igor Lopes Soares contam que os insumos podem ser encontrados em abundância no nordeste do Brasil e, explicam que a CEO da Phycolabs, Thamires Pontes, idealizadora do projeto, tinha o objetivo de produzir algo disruptivo e sustentável.

 

Investimento e projetos ágeis

 

Segundo os pesquisadores, que pretendem levar o produto à indústria, a fibra não só reduz o impacto ambiental da produção têxtil, mas também captura de cinco a 20 vezes mais carbono da atmosfera.”Já ganhamos alguns reconhecimentos e prêmios com esta iniciativa e tudo indica que é um produto diferenciado e ecológico”, comemoram.

A Embrapii também está investindo em projetos de impressão 3D para a construção civil, monitoramento de barragens e soluções ambientalmente conscientes para baterias de lítio.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

 

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *