Reciclagem

Central de Triagem de Resíduos da GNA promove reaproveitamento de materiais

Central de Triagem de Resíduos da GNA promove reaproveitamento de materiais - Fitec Tec News

Para a GNA, a gestão sustentável de resíduos provenientes de seus processos é um compromisso contínuo. A empresa está celebrando os resultados socioambientais alcançados dois anos após a criação da Central de Triagem de Resíduos em seu parque termelétrico. A iniciativa possibilitou a melhor segregação dos materiais e a compactação de papel e plástico, resultando em queda de 88% no número de viagens para as recicladoras e redução de 70% do volume de resíduos enviados para o aterro sanitário, em Macaé (RJ), que fica a 150 km de São João da Barra. Antes da construção da Central, eram necessárias mais viagens para transportar os resíduos por 150 km, de São João da Barra até Macaé (RJ).

A Central de Triagem de Resíduos beneficiou também a comunidade local e incentivou a conscientização dos trabalhadores sobre o tema. A GNA passou a doar parte das madeiras provenientes das obras da GNA II aos moradores dos arredores das usinas, como Renata Almeida, artesã local de São João da Barra. Renata expõe seus produtos em feiras e ainda confecciona brindes para a empresa, produzidos a partir das doações e distribuídos em eventos internos. “A responsabilidade da empresa não é só com a comunidade, mas também com a natureza. Nós vemos os resíduos como um carinho à natureza, um amor e troca, além de ser a nossa fonte de renda”, disse Renata.

 

Central de triagem

 

Por meio de ações de educação ambiental voltadas às equipes de trabalho a GNA ampliou o olhar deles para a busca de soluções sustentáveis para questões do dia a dia. “A área de convivência, por exemplo, foi totalmente mobiliada com móveis criados para e pelos próprios colaboradores a partir de madeiras oriundas da obra”, comenta Jéssica Neves, analista ambiental da GNA e líder do projeto de gerenciamento de resíduos.

O resíduo orgânico da cozinha industrial também ganhou um novo destino: a compostagem. Além de melhorar a qualidade do solo, a técnica reduz ainda mais a quantidade de material enviada ao aterro. Para isso, a GNA investiu na ampliação da área de armazenamento refrigerado.

Para Jéssica Neves, da GNA, a iniciativa reflete o compromisso da GNA com a eficiência e fortalece a agenda socioambiental da companhia. “Estamos muito satisfeitos com os resultados desta iniciativa. A Central de Triagem de Resíduos e a melhoria na gestão foram implementadas a partir das lições aprendidas das obras da GNA I, trazendo benefícios para os nossos processos, reforçando a conscientização dos colaboradores e da comunidade, que passaram a enxergar os resíduos com outros olhos e participam, cada vez mais, de ações de educação ambiental”, contou.

Por meio de uma técnica de segregação e trituração implementada pela GNA na unidade, o entulho, até então descartado, ganha nova vida útil, sendo utilizado em outras atividades da companhia ou comercializado.

A Central de Triagem de Resíduos – A estrutura foi erguida em 2022 para melhorar a gestão de resíduos da construção da UTE GNA II e, atualmente, também atende a operação da UTE GNA I, ampliando seus impactos positivos e garantindo o maior reaproveitamento e reciclagem dos materiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *