Do mesmo modo que os dispositivos eletrônicos se atualizam, as tecnologias que envolvem a transmissão de dados precisam estar em consonância, como os modems e decoders. “Esses aparelhos agora são vistos como fontes potenciais de poluição se não forem descartados corretamente. Essa mudança de mentalidade reflete a busca por ações mais sustentáveis”, explica Carlos Tanaka, especialista em logística e fundador da PostalGow, empresa de soluções logísticas de telecomunicações.
Para Tanaka, o aumento na produção de resíduos eletrônicos fez com que os consumidores repensassem a forma como descartam seus dispositivos antigos. Afinal, o interesse das pessoas é fundamental para o sucesso dessas iniciativas. “Empresas passaram a implementar programas que não apenas educam os consumidores sobre a importância da recuperação desses aparelhos, mas também oferecem incentivos tangíveis, como descontos, brindes exclusivos e programas de fidelidade, proporcionando uma experiência mais positiva para os consumidores”, relata o gestor.
Conscientização sobre a recuperação dos modems
Uma das empresas que visam esse propósito é a Vivo, que realiza a recuperação de modems e decoders usados nos serviços de internet e TV por assinatura. Os equipamentos passam por recondicionamento e testes e retornam para a casa dos clientes em condições de uso.
Dados da operadora apontam que, em 2021, só em 2021, foram recondicionados 1,3 milhão de unidades. “Quem está com aparelhos sem uso em casa é sensibilizado pela Aura, a inteligência artificial da empresa, por meio de mensagens, além de campanhas nos canais digitais da operadora.Assim, clientes com aparelhos que não estão em uso — seja porque deixaram de funcionar ou por motivo de desconexão — podem solicitar o recolhimento em casa ou mesmo levá-los até uma das mais de 1,7 mil lojas Vivo em todo o Brasil”, informa nota.
Pensando nessa conscientização e crescente mercado, a PostalGow criou em parceria com a empresa de gestão de resíduos Techfive a Gaia Broker, que visa a transparência e melhores práticas de ESG em todas as etapas logísticas. “Essa abordagem não só contribui para a sustentabilidade ambiental, mas também fortalece a relação entre a empresa, fornecedores e clientes. O engajamento desses consumidores não apenas beneficia o meio ambiente, mas também cria uma cultura de responsabilidade compartilhada, promovendo um futuro mais sustentável para todos”, finaliza Tanaka.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
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