Água e efluentes

Reúso de água impacta positivamente no processo produtivo, social e financeiro das empresas

Reúso de água impacta positivamente no processo produtivo, social e financeiro das empresas - Fitec Tec News

Sabemos da importância da água, recurso finito e essencial para a nossa sobrevivência. Por conta de diversos fatores, que vão do desperdício até a crise climática, o cenário torna-se cada vez mais desafiador a todos, inclusive com as empresas, porém: segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a indústria brasileira utiliza 190 milhões de litros de água por segundo a cada ano, quase três vezes mais do que os lares. O reúso é um caminho para o uso sustentável deste insumo.

O uso responsável dos recursos hídricos impacta positivamente além do meio ambiente, a reputação e financeiro das organizações, haja vista que não poluir nascentes, praticar a economia dentro das operações e ações como o emprego da água de reuso são alternativas pertinentes.

Impactos da água de reúso

“A água de reúso é um destaque, já que está viabilizada pelo tratamento de adequado dos efluentes, para o qual há hoje tecnologias avançadas, conhecidas e consolidadas. Isso promove a renovação do ciclo hídrico e gera benefícios: Produtivos pela aplicação de um recurso de melhor qualidade nos processos; Sociais, pois poupa o uso de um recurso público; e Financeiros mediante a redução da conta de água oriunda dos prestadores de serviços de saneamento básico, sejam estatais ou privados”, explica Diogo Taranto, diretor de Desenvolvimento de Negócios do Grupo Opersan, fornecedora de soluções ambientais para o tratamento de águas e efluentes.

Existem diversas maneiras para o tratamento e uso de águas de reúso que as empresas podem adotar para gerar economia e reduzir impactos ambientais, como na irrigação, por exemplo. Sibylle Muller, CEO da NeoAcqua, especialista em economia verde a partir de sistemas de tratamento de água e esgoto, a utilização das águas de reúso é uma estratégia fundamental para as empresas que desejam se alinhar aos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) e, ao mesmo tempo, gerar economias significativas em seus custos operacionais. “Isso ocorre porque o reúso de água reduz a necessidade de utilizar água potável em processos que não exigem sua pureza”, afirma.

Diversas utilizações

Ela destaca o reúso para fins não potáveis em edificações, por meio das chamadas águas cinzas, provenientes de lavatórios e chuveiros que, após tratamento adequado e seguro, podem ser usadas para descargas em banheiros, limpeza de áreas comuns, pátios e calçadas e como reposição de lagos ornamentais e sistemas de ar condicionado.

“Já a água na escala industrial, a água usada nas operações pode ser utilizada em outra etapa da produção, com ou sem tratamento, em função da qualidade e do volume requeridos. Dependendo dos requisitos de qualidade da água usada em cada etapa do processo produtivo e da tecnologia de tratamento disponível, pode ser usada no resfriamento e lavagem de equipamentos e até mesmo como água de caldeira”, acrescenta.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: reprodução