A busca por soluções ambientalmente amigáveis não pode ficar apenas no discurso e, para tanto, a combinação de ações e tecnologia demonstrou-se pertinente para tal feito. Um exemplo é o ramo da mineração.
Segundo Johan Pretorius, líder de Segmento de Mineração, Minerais e Metais para a África anglófona, da multinacional francesa Schneider Electric, ao adotar práticas sustentáveis e aproveitar tecnologias avançadas, as empresas do segmento podem reduzir seu impacto ambiental e melhorar a eficiência.
“Isso envolve não apenas a implementação de fontes de energia renovável, como a energia solar, mas também a otimização de processos para minimizar o consumo e a emissão de poluentes”, explica Pretorius.
Mineração com monitoramento inteligente
Uma das soluções para a excelência sustentável nas operações está na utilização de sistemas de monitoramento e controle inteligentes, garantindo um uso mais eficaz dos recursos e reduzindo os custos de produção.
Para Fábio Amaral (na foto), CEO da Engerey, empresa com sede em Curitiba, PR, e parceira homologada para a fabricação de painéis elétricos da Schneider Electric no Brasil, a adoção dessas práticas, como a realizada pela multinacional francesa, mostra o compromisso de responsabilidade ética e moral em minimizarimpactos ambientais e sociais nas comunidades onde opera.
A Engerey iniciou a produção de painéis com inversores de frequência inteligentes da Schneider, modelo Altivar Process Modular (APM). Segundo informações, os dispositivos têm a função de controlar a velocidade de motores de alto desempenho, podendo alcançar até milkilowatts de potência (kW), sendo ideais para áreas como a da mineração.
“Esse apoio à mineração sustentável demonstra o compromisso da empresa com a proteção do meio ambiente e o bem-estar das comunidades, contribuindo para um futuro mais equilibrado e consciente”, ressalta o gestor.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação
